Trata-se de um sistema que vai parar ou reduzir a velocidade do carro. É um conjunto de peças que fica próximo das rodas e é composto, no total, por pedal de freio, alavanca do freio de mão, servo freio, fluido de freio, cilindro mestre, quatro cilindros de rodas, mangueiras, peças de ligamento e discos ou tambores.

Quando o motorista aciona o pedal do freio, o servo freio usa o vácuo do motor para multiplicar por quatro a força que o condutor fez. Esse impulso comprime o fluido de freio que empurra o cilindro mestre. Este, por sua vez, manda fluido de freio para os cilindros das rodas, que aciona os quatro sistemas de freios.
O sistema de freio pode ser a tambor ou a disco. Nos freios a disco, existem as pinças de freio, que acionam as pastilhas contra os discos, o que gera atrito e provoca a frenagem. No sistema a tambor, as pinças são substituídas por outro tipo de cilindros de freio, que movimentam as lonas contra o tambor e também provocam a frenagem.
O freio de estacionamento, conhecido como freio de mão, possui um sistema próprio, composto por um cabo de aço responsável por travar as rodas traseiras.

 

Tipos de freio:

Os tipos de freio mais comuns são o a tambor e o a disco. Muitos carros usam os dois sistemas: freios a disco na dianteira e freios a tambor nas rodas traseiras. O sistema a disco é mais moderno e eficiente, mas dura menos, e pode ser dividido entre sólidos e ventilados. O sólido é um disco grosso, para baixa performance, ou seja, geralmente presente em carros populares de baixa potência. Os ventilados são os que permitem melhor troca de calor.

 

Quando trocar:

O fluido de freio tem validade e deve ser trocado a cada dois anos. Caso o motorista não faça esta troca, alguns elementos do freio podem oxidar. As pastilhas de freio duram em torno de 25 mil km. As lonas de freios, utilizadas no sistema a tambor, têm duração de 50 mil km. Já o disco de freio, 25 mil km. O tambor de freio dura 50 mil km.

 

Problemas frequentes:

O problema mais frequente é quando o motorista deixa de trocar a pastilha de freio e a pinça atinge o disco.

 

Sintomas:

O primeiro sintoma é o aparecimento de um ruído forte na hora da frenagem(similar a um barulho de metal). Os sintomas seguintes são a perda de sensibilidade do freio – é necessário apertar mais o pedal para que o carro pare.